Páginas

10 de set. de 2010

Sem disciplina, sem árbitro de futebol!

Traçar planos e organizar a rotina ajudam a atingir os objetivos.


Árbitro: Ronnie Brandt Romanini

Ser um árbitro (regra 05) exemplar, esforçar-se para ter uma boa forma física, manter-se atualizado em relação às regras e os acontecimentos que envolvem o futebol, viver uma vida saudável, participar ativamente da família, cumprir compromissos sociais e financeiros, viver um grande amor... Ufa! Qual a fórmula para conseguir realizar esse mix de atividades e ficar satisfeito? Podemos responder com uma simples palavra: disciplina.

A disciplina é um fator relacionado à reponsabilidade e à organização. Considerada determinante para uma vida de sucesso e recheada de vitórias, tanto dentro do universo da arbitragem como na vida pessoal. O árbitro aprende desde tempos de criança que para conseguir realizar um objetivo com sucesso é preciso respeitar procedimentos. Seja no trabalho, dentro de casa e dentro do solo sagrado (campo de futebol – regra 01).

Porém o árbitro deve lembrar que para ser uma pessoa disciplinada não é necessário ser um dependente de princípio, da rigidez ou da prisão psíquica. Deve-se ter bom senso, saber qual é a dose certa para se organizar, sem se aprisionar a um sistema metódico exagerado e cansativo. Aqueles que não encontram um equilíbrio transformam-se em aficionados por bens materiais e conquistas, mas sem a referência do que é ser bem-aventurado.

Uma mente disciplinada é uma mente capaz de aprender, que é oposto de uma mente capaz de amoldar-se. Para o médico e conferencista Roberto Shinyashiki, o individuo que é muito sistemático e determinado a alcançar o que deseja, deixa de lado às pessoas queridas, principalmente a família. Pois só pensa em obter a qualquer custo a gloria eterna. A disciplina agregar a três fatores: coragem, persistência e relevância. Um bom exemplo é quando uma pessoa deseja emagrecer, inicia uma dieta e não desiste até atingir o seu ideal. Portanto é preciso ter um objetivo e colocar toda a sua energia, isso é disciplina!

A disciplina deve estar em todos os lugares e em todas as áreas, principalmente na nobre função, pois sem disciplina sua carreira será curta, um desperdício de tempo, nunca será lembrado que um dia foi árbitro de futebol.

Por Valter Ferreira mariano












Um comentário:

progols disse...

Caro Valter,
Parabéns pelo blog e pela forma como trata o assunto.
Abraços
Refscall - Bandeira eletrônica
http://www.refscall.com.br