Páginas

9 de set. de 2010

Centro de Excelência de Arbitragem em andamento

O compromisso da UEFA em aumentar os níveis de qualidade da arbitragem ganha forma na realização de um curso inaugural no novo Centro de Excelência de Arbitragem da UEFA (CORE), a decorrer em Nyon, na Suíça, durante duas semanas deste mês.

O primeiro curso introdutório para jovens árbitros e assistentes começou a 31 de Agosto nas instalações do CORE, o centro desportivo de Colovray, situado em frente à Casa do Futebol Europeu da UEFA, em Nyon.

A criação de um Centro de Excelência de Arbitragem foi aprovada em Janeiro pelo Comité Executivo da UEFA e, como iniciativa fundamental deste novo programa da UEFA, o CORE levará a efeito um curso de duas partes – introdutório e consolidação – e distribuirá um diploma UEFA CORE a assinalar a respectiva conclusão.

O recém-nomeado director do CORE, Yvan Cornu, supervisiona o programa pedagógico ao lado dos responsáveis do curso, Jaap Uilenberg e David Elleray, elementos do Comité de Arbitragem da UEFA.

Este curso introdutório demora duas semanas, durante as quais experientes instrutores de arbitragem e especialistas aconselham os jovens árbitros e assistentes – com idades compreendidas entre os 25 e os 30 anos, e considerados com potencial para chegarem a árbitros internacionais – sobre preparação para os jogos, relacionamento com os jogadores, controlo do desafio, consciência táctica e treino físico. O curso de consolidação de uma semana, a decorrer posteriormente, apenas terá lugar cerca de sete meses depois.

Exercícios práticos, preparação mental e a oportunidade de participar em dois encontros das Ligas suíça ou francesa completam a preenchida agenda do curso introdutório, que se concluirá com o estabelecimento por parte de cada participante de objectivos pessoais. Os árbitros que participam no curso já participam em jogos de competições nacionais.

Se técnica, controlo do jogo, preparação física e inglês – a língua comum dos árbitros, na qual os delegados do curso terão de dominar – são áreas abordadas na quinzena introdutória, os principais objectivos da semana de consolidação são: avaliar o progresso de um jovem árbitro a nível nacional, reforçar o treino introdutório e proporcionar mais desenvolvimento ao nível da linguagem corporal, prevenção de lesões e gestão do "stress".

Cada uma das 53 federações nacionais filiadas na UEFA será convidada todos os anos a enviar um árbitro e dois assistentes para participarem no programa CORE. Os participantes que concluam o curso com êxito receberão um diploma UEFA CORE. Também é solicitado às federações que indiquem instrutores de arbitragem para auxiliarem os instrutores principais e o responsável pelo curso.

A UEFA assumiu a gestão do complexo de Colovray em Abril passado, abrindo assim caminho para a entrada em funcionamento do programa CORE, cujo objectivo visa dar um contributo significativo para o desenvolvimento da arbitragem na Europa.

Fonte: UEFA E BLOG REFEREETIP

Nenhum comentário: