Páginas

12 de jul. de 2011

ANAF ratifica opiniões de colunista da Globo.com sobre arbitragem

O colunista da Globo.com, Emerson Gonçalves, em seu blog denominado "Olhar crônico esportivo" traz um interessante texto cujo título é "Falando sobre arbitragem". A publicação do dia 5 de julho começa com uma história vivida pelo autor ao contar sobre experiências em uma palestra em que foi instigado a se posicionar sobre lances numa partida de futebol. O resultado, segundo o próprio, deixou a desejar.

A partir disto o texto discorre sobre o mundo da arbitragem e suas avaliações por blogueiros, jornalistas, torcedores, atletas onde um erro é clamoroso quando é contra si e torna-se acerto quando é a favor. Isto sem contar as dezenas de replays e avaliações em cima do mesmo lance, bem diferente do mundo real em que a decisão tem que ser na hora, no calor do jogo e sem chances de voltar para reavaliação.

"O árbitro vivencia tudo isso a um, dois, quatro, dez metros de distância, enquanto puxa o ar para seus pulmões, oxigenando o corpo movido a adrenalina. Melhor do que ninguém ele pode avaliar o que aconteceu. Ele pode perceber o que nós, distantes, não conseguimos", cita o colunista que ainda ressalva outro ponto importante: "Ao contrário de todo mundo que assiste, ele não tem tempo para pensar a respeito, ele tem que decidir".

São inúmeras colocações pertinentes, incluindo até o fato de que errar é humano, - o que muitas vezes não é tolerado quando o assunto é arbitragem - e interessantes sobre o olhar do panorama futebolístico bem diferentes do rotineiro. Estas são finalizadas com a seguinte avaliação por parte de Emerson Gonçalves: "Porque não tenho a mesma visão e as mesmas informações que tem o árbitro e, por isso mesmo, eu aceito as decisões da arbirtragem, gostando ou não delas", finaliza.

.A ANAF corrobora com as opiniões do colunista e aproveita para parabenizá-lo pelo texto que sai do senso comum.

Fonte: ANAF
Você pode confirir o texto completo:  Falando sobre arbitragem - Por Emerson Gonçalves
Foto: Árbitro Ronnie Brandt Romanini - Atuando na Copa Kaizer - São Paulo - Brasil.

Nenhum comentário: