Páginas

6 de jun. de 2011

O posicionamento do árbitro

Com atual dinâmica do jogo de futebol e o forte preparo físico dos atletas é de fundamental importância para atuação do árbitro (regra 05) o seu posicionamento dentro do solo sagrado (campo de jogo – regra 01).

O jogo deve se desenvolver entre o árbitro e o árbitro assistente (regra 06) mais próximo da jogada. O árbitro assistente deve estar sempre no campo visual do árbitro, este deve utilizar sempre o sistema de diagonal ampla. A posição lateral ao jogo facilita manter tanto o jogo quanto ao árbitro assistente no campo visual.

Estar próximo a jogada e ter o cuidado para não interferir, ou seja, levando uma bolada ou atrapalhando uma situação de contra ataque obstruído um dos jogadores (regra 03) resulta em um posicionamento acertado, porém, “o que precisa ser visto” nem sempre está na proximidade da bola (regra 02), neste contexto o árbitro deve prestar atenção aos confrontos individuais agressivos de jogadores distantes da bola, possíveis infrações (regra 12) na área para onde o jogo de desenvolve e nas infrações ocorridas depois de a bola ter sido jogada para longe.

O posicionamento do árbitro quando a bola esta fora de jogo (regra 09) e aquele que possa tomar a decisão correta. Todas as recomendações sobre este posicionamento são baseadas em probabilidades e devem ser adequadas por meio do uso de informações especificas sobre as equipes, os jogadores e com base em situações na partida até aquele momento.

As posições sugeridas são básicas e recomendada aos árbitros refere-se a uma “zona” dentro do solo sagrado onde deve se posicionar a cada jogada. Na verdade será uma área que o arbitro estará provavelmente revisando sua eficiência. Esta zona pode ser maior, menor e diferente, de acordo com as circunstâncias no momento em questão.

O posicionamento do árbitro será avaliado por toda a sociedade futebolística, onde um primoroso condicionamento físico será imprescindível para obter dentro do solo sagrado a melhor posição em relação às jogadas, sem o qual, certamente sua arbitragem será considerada como péssima, podendo até ter interferido diretamente no resultado da partida.

Por Valter Ferreira Mariano

Foto: Árbitro Ronnie Brandt Romanini - Site da Copa Kaizer - Campo do Benfica

Nenhum comentário: