Páginas

3 de jan. de 2012

Ser líder não é ser um árbitro autoritário.

A imagem do árbitro (regra 05) de futebol sugere que é um líder dentro do solo sagrado (campo de futebol – regra 01), esta liderança vem da autoridade a ele concedida pela Carta Magna do Futebol (livro de regras).

O árbitro não deve ter a sensação que é superior os demais que estão ao seu redor dentro e fora do solo sagrado, pois esta sensação é apenas uma sensação, sua capacidade de aplicar as leis do jogo será sua liderança, bem aplicadas, bem respeitadas, mal aplicadas, mal compreendidas, sem respeito e sua liderança será amplamente questionada.

O árbitro não pode ser autoritário e ríspido, impondo obediência total, exagerando no tom de voz, chegando ao ponto de enfrentar os jogadores (regra 03) com palavras ofensivas e desmontando um descontrole emocional.


árbitro Paulo César Silveira (PC) um líder nato dentro e fora  do solo sagrado

No dicionário, ser líder é ser orientador, portanto em nenhum momento ser líder é ser o melhor de todos. Liderar é saber olhar em sua volta, sabe mostrar o caminho certo, sabe orientar, saber ouvir, se impor e ser a referência positiva dentro do solo sagrado. Uma boa arbitragem é fruto do conhecimento, da firmeza, da clareza e da precisão das marcações.

Não seja um arbitro que passa a mão na cabeça de todo mundo porque quer ser um árbitro legal. Seja um árbitro meio termo. Ser firme é diferente de ser rude, impor ordens é diferente de obrigar que ordens sejam cumpridas, ser atencioso é diferente de ser amigo e acima de tudo, ser líder é diferente de ser autoritário.

Seja um árbitro exemplo e referência para os seus comandados.

Por Valter Ferreira Mariano

3 comentários:

Anônimo disse...

excelente artigo Valter, já que há muitos homens do apito que confundem ser líder com o autoritarismo. Abraçosss

Anônimo disse...

Show de Bola!

Obrigado por compartilhar o texto.

Ass.: John Moorney

Kenn Hansen - Copenhagen disse...

Mange tak for tippet! Spændende læsning. Jeg er helt enig (så vidt som google translate nu tillod mig at forstå det)!