Páginas

25 de jan. de 2012

Mulheres ainda enfrentam machismo velado no futebol

Richard Keys: "Parece que é uma mulher que vai bandeirar hoje, de acordo com Steve, o cameraman."
Andy Gray: "Uma mulher bandeirinha?"
Richard Keys: "Foi o que ele (cameraman) disse. Ele falou que ela é boa. Mas não sei se a gente pode confiar."
Andy Gray: "Eu não confiaria. O que as mulheres sabem de impedimento?"

Essa conversa entre o narrador Richard Keys e o comentarista Andy Gray, ambos da Sky Sports, da Inglaterra, aconteceu, antes da transmissão do jogo entre Wolverhampton e Liverpool, pelo Campeonato Inglês. Os dois estavam se referindo a Sian Massey, que iria "bandeirar" (árbitro assistente - regra 06) a partida. Sem saber que o microfone estava aberto, foram flagrados e o vídeo do diálogo vazou na internet. Andy Gray, que estava desde 1992 na Sky Sports e era um dos comentaristas mais famosos do país, foi sumariamente demitido. Richard Keys renunciou ao cargo.

Árbitra assistente  Sian Loise Massey

Esse episódio inglês é mais um caso de preconceito contra as mulheres. O machismo continua sendo um dos problemas sociais da atualidade. Segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística), publicada em março de 2010, as mulheres ganham 72,3% do salário de um homem que ocupa o mesmo cargo e possui a mesma escolaridade ou menos
.
O futebol é apenas mais um campo onde o machismo ainda persiste. O esporte mais praticado entre os homens em todo o mundo é um campo tradicionalmente machista, seja dentro das quatro linhas ou nas cabines de transmissão dos estádios.

Por Estela Suganuma - 09/02/2011
Publicado no site Trivela.com.br
Foto: CoventryTelegraph.net