19/04/2012

SURGE O ÁRBITRO DE FUTEBOL


Vamos imaginar uma partida de futebol sem o árbitro (regra 05). Como seria disputada, haveria o fair play (Fair Play significa jogo justo, em português, e significa jogar limpo, ter espírito esportivo. O conceito de fair play está vinculado à ética no meio esportivo, onde os praticantes devem procurar jogar de maneira que não prejudiquem o adversário de forma proposital).entre os jogadores (regra 03)?

Árbitro português - Pedro Proença

Pois bem. Vamos voltar um pouco na nossa máquina do tempo e saber como surgi este personagem tão mal amado pela sociedade futebolística.

Desde a criação do esporte bretão, os jogadores eram os que acusavam as infrações (regra 12) cometidas. Acreditavam os ingleses no seu cavalheirismo, no fair play britânico. Mas como toda regra tem sua exceção, havia os espertinhos, os que não possuíam sangue azul, quando cometiam uma infração, os mesmo não acusava. E isso e tornou algo que feria a prática do esporte. Então, a solução do problema veio em 1871 com a criação do árbitro de futebol aquele que decidiria e apontaria as infrações cometidas dentro do solo sagrado (Campo de jogo – regra 01).

Os primeiros árbitros atuavam fora do campo de jogo e para sinalizar as infrações, se utilizavam de uma bandeira de cor vermelha, com 15 x 15 centímetros, porém esta bandeira não era tão eficaz, muitos jogadores alegavam que não viram a sinalização do árbitro, e assim seguiam na jogada, provocando mais tumultos e muitas paralisações para reclamar com a arbitragem.

Em 1881, o árbitro ganha um apito. Instrumento que, silvado, interrompia com mais facilidade a partida, agilizando o procedimento das cobranças das infrações, acabando com o aceno da bandeirola.

Em 1891, para evitar as constantes faltas, as faltas duras nos adversários, principalmente próxima à meta, com a clara possibilidade de consignar um gol (regra 10), cria-se o pênalti, para as infrações ocorridas na grande área (área penal). Pênalti é um tiro livre direto, cobrado de uma marca a 11 metros do centro do gol (regra 14).

No ano seguinte o árbitro ganha dois assistentes (regra 06), conhecidos popularmente como bandeirinhas, com a finalidade de diminuir e dividir as funções do árbitro durante a partida. Os árbitros assistentes passaram a ser mais úteis com o surgimento do impedimento (regra 11) em 1907.

Em 1894, uma resolução importante para o futebol: as decisões do árbitro passam a ser irrecorríveis, exceto quando este comete um erro de direito, que ocorre na má interpretação e aplicação das Leis do Jogo.

No atual contexto que envolve o futebol mundial, o árbitro tem que está sempre acima da média, passou a ser uma figura importante, pois uma decisão equivocada pode determinar a perda de um campeonato a um clube que investiu milhões de reais na formação do seu time.

Fonte: A origem do futebol – por Lucas Neto – material didático fornecido aos alunos durante o curso de arbitragem, 1996/1997, da Escola de Árbitros Flávio Iazzetti – Federação Paulista de Futebol.

Por Valter Ferreira Mariano
Foto: Reuters / Arquivo - site SIC Noticias


Nenhum comentário: