Páginas

8 de ago. de 2011

Determinação

árbitro (regra 05) é orientado e ensinado a aplicar as 17 regras que compõe a Carta Magna do futebol. O seu caminho e destino dentro do universo da arbitragem de futebol depende apenas da sua determinação para atingir o ponto máximo na carreira. A escola de arbitragem não ensina o caminho para o sucesso, porém sabe que este caminho será percorrido de acordo com sua determinação em alcançar o respeito e admiração da classe. Enquanto árbitro não entender que a sua carreira depende unicamente da determinação de um objetivo, não conseguirá construir absolutamente nada de positivo dentro da arbitragem.

Determinação é uma decisão firme, definitiva e irrevogável de um projeto, um objetivo ou um sonho que se persegue até a sua conquista final.
Para que essa determinação seja correspondida, o árbitro deve ter coragem e ser aplicado, disposto a se sacrificar para alcançar seus propósitos. Sacrifício de se ausentar do seio familiar aos fins de semana para cumprir uma escala.
A construção da nobre carreira com sucesso é algo muito concreto, que requer, além da conscientização, a mobilização de forças e de muita energia que devem ser desenvolvidas dentro e não fora de si. Todos querem ser um dia um árbitro do quadro internacional, porém poucos têm a determinação de se sacrificar em busca deste objetivo.
A determinação é mais do que vontade. Sem o desenvolvimento dessa qualidade o árbitro, não consegue absolutamente nada dentro universo da arbitragem. Ele deve desenvolver sua determinação a partir do desenvolvimento da convicção da necessidade de um trabalho em benefício da sua carreira. Deve estar determinado à mudança, custe o que custar. A partir disso deve partir para a ação. Primeiramente, ele deve se fazer algumas perguntas: O que devo fazer para que minha carreira na arbitragem mude verdadeiramente? Em que direção deve seguir? Do que devo deixar de lado para que essa determinação me dê os frutos que espero colher? Que tipo de orientação necessita?
É somente dessa forma que o árbitro poderá atingir o seu objetivo e não existe outra forma de se conseguir qualquer coisa na vida: consciência, ação e esforço de vontade. Sem a determinação, decididamente, não conseguirá construir um carreira de sucesso, pois o sucesso não cai do céu, e não é privilégio de apenas alguns. Mãos à obra, afinal, o sol nasce para todos...
Por Valter Ferreira Mariano
Foto: Blog RefereeTip

Nenhum comentário: