Páginas

30 de ago. de 2010

O Topo da Arbitragem


Todos aqueles que iniciam a carreira de árbitro de futebol sonham um dia ser árbitro do quadro da FIFA e apitar uma final de Copa do Mundo.



Chegar ao topo da arbitragem, o árbitro deve entender que vários fatores irão compor este objetivo e também inúmeros sacrifícios, dentre eles a ausência do aconchego do lar.

O dinamismo, nos dias hoje da arbitragem, é um fator fundamental para desenvolvimento do árbitro. Sem este, o árbitro corre grande risco de se tornar uma árbitro obsoleto, sem vida, apenas mais um. Isso é melancólico.

Ter o espírito de iniciativa fará que se torne um líder dentro do grupo. Este espírito será como o acendedor da chama da vitória. Aquele que não tem qualquer iniciativa, esperando algo acontecer, certamente não chegará a lugar nenhum.

Hoje em dia, a personalidade é um fator forte para o árbitro chegar ao topo. Não deve ser um ditador e nem tentar ser Pierluigi Collina, árbitro italiano considerado um dos melhores de todos os tempos. Deve ser si próprio, capaz de tomar as melhores decisões dentro do solo sagrado (campo de jogo – regra 01), onde estará rodeado por toda sociedade futebolística.

A evolução da carreira terá que passar por vários cursos de especialização e reciclagem. A leitura de publicações sobre a arbitragem, bem como do Livro de Regras, das modificações feitas anualmente pelo International Football Association Board (IFAB), das diretrizes, dos conceitos de arbitragem, ter um constante intercâmbio de informações com outros árbitros e horas de treinos intensos serão imprescindível ao logo da carreira. Todo este conjunto será valioso e sem duvida produzirá um destaque no curriculum do árbitro que assim fizer.

Ser atento os acontecimentos e saber ouvir os outros, filtrando pelo crivo das três peneiras é uma característica indispensável no bom árbitro.

Infelizmente somente poucos ostentarão a insígnia branca da FIFA. Porém, aquele que se dedicar de corpo e alma e não chegar a FIFA receberá do seu ego a insígnia da realização e da admiração dos demais árbitros, tendo em mente que somente um apitará a partida final de uma Copa do Mundo.

Nenhum comentário: