Páginas

15 de mai. de 2012

CONHECIMENTO E POSICIONAMENTO, FATORES PARA BOA ARBITRAGEM.

Uma boa arbitragem passa sem duvida pelo conhecimento da Carta Magna do Futebol (Livro de Regras) e da mecânica do seu posicionamento dentro do solo sagrado (campo de futebol – regra 01) são estes dois fatores que deferência o simples árbitro do árbitro de ponta.

Não é necessário decorar a Carta Magna e sim entender cada uma das 17 regras e saber coloca-las em pratica quando necessário.

O conhecimento dará ao árbitro (regra 05) a destreza em aplicar a lei, não deixará a impressão que se utiliza de dois pesos com valores diferentes, esta aproximação de igualdade nas infrações deixa os jogadores satisfeitos, pois reconhece o critério de igualdade do árbitro, assim o jogo segue como deve ser desenvolvido, sem reclamação, fica mais vistoso e o fair play reina soberano na partida.


Árbitro: Valter Ferreira Mariano - conhecimento e posicionamento.

Seu posicionamento dentro do solo sagrado é fundamental para colocar seu conhecimento em prática, sua visão da jogada será sempre rica em detalhes que lhe permitira ter uma decisão justa e correta do lance. Este fator elevará ainda mais a segurança depositada pelos jogadores na arbitragem, quando de uma interversão verão que o árbitro esta bem próximo do lance e que sua decisão foi correta.

Entretanto este segundo fator requer um bom condicionamento físico, hoje o futebol é muito dinâmico e veloz, sem este preparo físico o árbitro não conseguirá está próximo das jogadas e poderá ter uma visão prejudicada e decisão equivocada levantando a irá deste ou daquele jogador (regra 03).

Porem este mesmo fator tem uma exceção à regra, ou seja, nem tudo que é preciso ver está próximo aos olhos, uma visão periferia do lance requer certa distancia, pois infrações (regra 12) podem ocorrem longe da posição da bola (regra 02) e o árbitro terá que se atentar para esta possibilidade.

Resumindo, conhecimento e posicionamento são fatores que possibilitarão ao árbitro o seu reconhecimento pela sociedade futebolística como um simples arbitro ou arbitro de ponta.

Por Valter Ferreira Mariano

Nenhum comentário: