Páginas

14 de dez. de 2011

Os fatores que os comentarias não cometam.


árbitro Valter Ferreira Mariano - Bom  posicionamento

Em tempos de campeonato é impossível não ouvir ou assistir uma partida de futebol. Seja no estádio ou no campo de várzea, seja no bom e velho radinho de pilha ou nas modernas televisões digitais (LCD) ou de plasma, e dessa maneira é impossível não observar as criticas sobre o desempenho dos árbitros (regra 05) ou de seus árbitros assistentes (regra 06).

Criticas sempre emitida de forma negativa, ferindo a imagem do árbitro, transformando em vilão, causador da derrota desta ou daquela equipe. Elas são o combustível na formação da opinião dentre os torcedores, que o árbitro “roubou” o seu time de coração.

Simples e muito cômodo observar o universo da arbitragem de futebol detectando erros através dos olhos frios da câmera de televisão, nos mais variados ângulos possíveis, em slow motion, no famoso tira tema, difícil é observar estes mesmos erros pelo olho humano do árbitro. Ver os fatores que compõe a dinâmica de arbitrar uma partida, estes sim deveriam ser avaliados e comentados, dando ao torcedor a verdadeira imagem do árbitro a toda a sociedade futebolística.

Fatores como a colocação e o deslocamento do árbitro durante a partida, pois uma péssima colocação e um deslocamento lento pode fazer a diferença num lance decisivo. Um árbitro assistente bem colocado terá uma ampla visão de uma situação de impedimento (regra 11). Um árbitro que tem ótimo deslocamento, sempre estará próximo da jogada. Assim ambos terão sempre uma excelente posição para determinar se houve ou não irregularidade.

Outro fator que deveria ser avaliado é o posicionamento nas bolas (regra 02) paradas, por exemplo, num escanteio (tiro de canto – regra 17), para uma melhor visão, seu posicionamento deverá ser do lado oposto  desta cobrança, na entrada da área penal, afastado do bolo de jogadores, de olhos voltados pra dentro desta área e tendo o goleiro no seu campo visual.

O preparo físico será colocado em prova sempre que o árbitro necessitar de um deslocamento rápido, isso também se aplica aos seus assistentes, principalmente numa situação de contra ataque veloz onde sua corrida será sempre com olhos atentos posição da bola e do penúltimo defensor.

Uma boa sinalização é imprescindível, não deixa duvida de quem é a posse da bola. Inibe os empurrões e bate boca entre os jogadores que querem a mesma coisa, ou seja, a posse da bola.

São fatores que os peritos em arbitragem ignoram ao comentar a atuação do árbitro, pois seu foco principal é apontar o erro e não verificar o motivo que levou o arbitro a cometê-lo, passando que tal erro foi cometido de forma leviana e premeditado. Isso é ruim para futebol, pois promove a imagem que os árbitros estão lá para determinar o vencedor da partida.

Por Valter Ferreira Mariano

Um comentário:

Leandro Bizzio disse...

Caros amigos da arbitragem... respeitado amigo Valter... mesmo eu sendo uma dessas " Vitimas" dessas situações, sabiamente citadas por você, mas venho aqui, tentar mostrar que a arbitragem está mudando, e que infelizmente nós não somos profissionais, mas somos cobrados como se fossemos. O Arbitro moderno tem que se atualizar sobre as regras, se condicionar físicamente, estudar os melhores posicionamentos para minimizar os erros. No Futebol Profissional, nós estamos sendo cobrados neste nível de atuação... A Comissão de Arbitragem de SP e da CBF não dá mais espaço ao arbitro ( Regra 5) ou Arbitro Assistente ( Regra 6 ) tentar justificar um erro como a frase " Era um lance dificil". Concormamos que realmennte existem lances difíceis, mas nós arbitros do Futebol Profissional, que aumejamos a excelencia para poder desfrutar de apitar grandes jogos, temos que nos calçar de todas as maneiras para que " lances difíceis" sejam resolvidos, pois se não for assim, não precisaam mais de nós, para resolver lances fáceis, chamam qualquer arbitro!!!
E Você arbitro amador, também deve pensar dessa forma, pois oque está em risco alí é a integridade física de toda a equipe de arbitragem!!! Pensem por este lado amigos!!! ótimo Fim de ano a todos e que Deus os protejam nessa Linda " Profissão" que é a de Arbitro de Futebol!!!
Abraços, Leandro Bizzio Marinho - Arbitro FPF e CBF