22 de ago de 2012

PADRONIZAÇÃO DE ATITUDES DENTRO DO UNIVERSO DA ARBITRAGEM DE FUTEBOL.



Padronização da arbitragem passa pela padronização das atitudes dos árbitros (regra 05) no desempenho da nobre função.

Em geral os árbitros deverão utilizar à mesma linguagem, procurando dar uma dinâmica semelhante em todas as partidas, não tratar cada jogo de uma forma diferente, não dando a devida importância para esta ou aquela (regra 07) partida, tratando um Corinthians x Palmeiras como o jogo da sua vida, e diminuindo a importância de um jogo valido pela segunda divisão, no qual sua atitude dentro do solo sagrado (campo de jogo – regra 01) demonstra o seu total descontentamento pela escala e pelo jogo em si.

Para obter uma sensível melhora da nobre função, os árbitros deverão ter em mente que todas as atitudes tomadas dentro do solo sagrado deverão ser aplicadas também na próxima partida, claro, somente as atitudes corretas e não importa o grau de dificuldade que a mesma possa ter o importante que ele, árbitro, tenha a mesma atitude, assim a padronização será alcançada e a excelência da arbitragem poderá ser obtida.

Os árbitros deverão ter um mesmo parecer, opinião, uma mesma atitude na aplicação da Carta Magna do Futebol (livro de regras). Não a necessidade ter a mesma opinião sobre política ou sobre qualquer assunto alheio a arbitragem. Eles deverão ter a mesma opinião nas questões atinente à nobre função. Dentro do universo da arbitragem de futebol não pode haver dois tipos de pensamentos ou dois pareceres, todos deverão ter o mesmo significado.

“Podemos ser feliz dentro de nossos lares, se há sempre divergência de opinião?” O mesmo se aplica na arbitragem, se os árbitros estão divergindo e não tendo a mesma atitude dentro do solo sagrado, não poderão obter uma padronização sólida, resultando no aumento das criticas sobre o desempenho a cada rodada.

Portanto, os árbitros deverão buscar a padronização das atitudes numa verdadeira comunhão com os companheiros, tratando os assuntos com a mesma visão, querendo assim elevar o grau de conhecimento e qualidade no desempenho da nobre função.

Por Valter Ferreira Mariano
Foto:  ex- árbitro Pierluigi Collina
Site da imagem: karllusbec.wordpress.com

Um comentário:

Tiago Albino Borges Souza disse...

Olá! Tudo bem?

Desculpe-me por utilizar este espaço para isto. Eu não encontrei o link para contato.

Meu nome é Tiago e tenho um blog chamado “Mundo do Livro”. Nele, divulgo livros em diversas áreas para que os leitores interessados possam comprá-los.

Hoje realizo a divulgação do meu blog através da internet, utilizando o Google e as redes sociais como facebook, twitter e Google+.

Estou entrando em contato com você porque vi seu site e o achei muito interessante. E quero ter um link que aponte para o meu site.

Em troca, eu divulgarei seu conteúdo, através de feed, nos meus perfis do Facebook, Twitter e nas páginas relativas a seu assunto do meu perfil do Google+.

Esta divulgação será feita automaticamente porque será utilizado o feed de seu site. Este feed será cadastrado nos programas que utilizarei para divulgar. Ou seja, não haverá interferência humana na divulgação. Desta forma, toda vez que você atualizar seu site, a divulgação será feita em todos os meus perfis sociais.

A minha proposta está detalhada em HTTP://divulgue.mundodolivro.com.

Fechando esta parceria, você receberá os links referentes a meus perfis para que você possa acompanhar a divulgação.

Espero fechar esta parceria com você para crescermos juntos!

Grande abraço

Tiago Albino
WWW.mundodolivro.com
atendimento@mundodolivro.com
albinotg@hotmail.com