4 de jul de 2013

REGRA 11 – TERMO “PARADA” – DEFESA SEGUIDA DE REBOTE.

Vou tentar tirar algumas duvida em relação à regra 11 da Carta Magna do Futebol, onde ouve esta modificação para melhor entendimento e tradução para se tornar algo universal, sem duvidas quando da efetuada traduzida.

Foto: Reuters

A palavra “parada” que inserida na regra 11 (fora de jogo) “impedimento” é ação do goleiro (guarda meta) utilizando das suas mãos ou pés ou do companheiro de equipe este exceto com as mãos impede que a bola entre em sua meta.

Assim podemos afirmar que a palavra “parada” significa uma defesa seguida de um rebote.

Também podemos observar que tal palavra parece na Regra 12 (faltas e Incorreções) relacionada à ação do goleiro, ou seja: “considera que o goleiro controla a bola quando a toca com qualquer parte de suas mãos ou braços, exceto se a bola rebate acidentalmente nele, exemplo, depois de ter efetuado uma defesa onde não segurou a bola em definitivo”.
Porem a ação de realizar uma “parada” (defesa) deliberada da bola para impedir que essa entre na sua meta, também pode ser realizada por um companheiro com qualquer parte do corpo exceto as mãos.

Com estas definições podemos chegar as seguintes conclusões:
Ganhando vantagem por estar naquela posição.
a)     Que um jogador, depois de haver estado em posição de impedimento, joga a bola que desvia ou rebate em um poste, no travessão ou num adversário;

b)      Que um jogador, depois de haver estado em posição de impedimento, joga ou toca a bola que desvia, rebate ou é jogada por um adversário (goleiro ou companheiro) que deliberadamente realiza uma defesa (parada).

Um jogador em posição de impedimento que recebe a bola de um adversário (goleiro ou jogador de linha) que deliberadamente joga a bola, exceto no caso de uma defesa (para) deliberada, não é considerado ter ganhado vantagem por estar naquela posição.

Com estes modificação e esclarecimento em relação ao termo “parada” a FIFA quer diminuir os percalços das diversas línguas faladas dentro do universo da arbitragem de futebol tornando a Carta Magna (livro de regras) em um único texto universal.

Veja os vídeos explicativos: http://garcia-aranda.com/offsideifab/index.html

Por Valter Ferreira Mariano